Ola

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Croûtons


Croûtons!

dsc036261
O Oba traz hoje uma daquelas pequenas maravilhas da culinária: Croûtons.
Croûton é a palavra francesa que designa pequenos cubos de pão, dourados na manteiga, no azeite ou em uma mistura dos dois
São usados como decoração ou acompanhando sopas, caldos, pratos de caça, purês de legumes, vitela e saladas.
Tudo bem…existem os industrializados. Mas, depois que vocês experimentarem fazer em casa estes, nunca mais vão querer saber dos já prontos. A facilidade do preparo e o resultado final são fantásticos.
O sabor do azeite de oliva e da manteiga; a crocância exata e a possibilidade de adicionarmos sabores fazem destes croûtons uma daquelas cartas na manga de qualquer cozinheiro que queira dar um toque a mais em algum prato.
dsc036281
Para deixá-los bem sequinhos, você vai precisar de pão de forma amanhecido, sem a casca. Corte em cubos de 1,5 cm. Não se preocupe em deixar muito exato. A beleza está exatamente na rusticidade. Corte a quantidade que caiba na frigideira que você vai usar.
Aqueça 1 cm de azeite de oliva extravirgem e um pouco de manteiga na frigideira até espumar. Junte os cubos de pão e balance a frigideira sobre fogo alto. Adicione sal e pimenta-do-reino moída na hora. Deixe por 5 minutos, sempre balançando a panela.
Ao final deste tempo, adicione  (ou não) seu elemento de sabor de preferência. Eu optei por salsinha fresca bem picada. Pode ser tomilho, orégano, manjericão, etc. Escorra e deixe secar em papel toalha.
Outra boa dica é aquecer junto com o azeite e a manteiga um dente de alho amassado, para transferir um pouco de seu sabor aos croûtons.
Estes cubinhos de pão darão um toque especial para qualquer coisa… como para um caldo simples.
dsc036311

Nenhum comentário:

Postar um comentário