Ola

sábado, 30 de junho de 2012

Mil folhas de creme patissiere e de maracujá


Mil folhas com creme de patissiere e de maracujá

Essa sobremesa dá um pouco de trabalho, mas fica realmente legal...
Fiz uma junção de uma receita normal de mil-folhas de creme di pastissiere (do site muito mais receitas) e no último andar coloquei um creme de maracujá caramelizado (iserv culinária).
Rende bastante!! Então pode reduzir por um quarto se for fazer para poucas pessoas... pelo menos os cremes.
 Ingredientes:
Um rolo de massa folhada ou dois pacotes daquela que já vem cortada (a utilizada para fazer crossaint).
Açúcar de confeiteiro para polvilhar.

Crème Pâtissière:
• 230 g de açúcar; • 1 fava de baunilha; • 1 litro de leite; • 13 gemas
• 30 g de amido de milho (maisena); • 60 g de farinha de trigo

Abra a massa folhada com 5 mm de espessura e coloque-a numa assadeira forrada com papel-manteiga. Perfure a massa, cubra com outra folha de papel-manteiga e coloque uma assadeira em cima, para fazer pressão e evitar que a massa cresça.
Leve ao forno a 190°C (médio) por 15 minutos. Retire a assadeira e o papel-manteiga de cima e asse por mais 15 minutos (cuidado para não dourar em excesso), ou até dourar.
Deixe esfriar, corte em tiras, polvilhe com açúcar impalpável e recheie com crème pâtissière.

Crème pâtissière: coloque 800 ml de leite, 230 g de açúcar e 1 fava de baunilha (ou 1 colher de chá de essência de baunilha) numa panela não reativa (inox, porcelana, vidro ou ágata), e leve ao fogo para ferver. Assim que ferver, retire do fogo e deixe em infusão por pelo menos 15 minutos. Peneire 60 g de farinha de trigo e 30 g de maisena e misture com 200 ml de leite até dissolver. Bata essa mistura com 13 gemas (230 g) até ficarem esbranquiçadas.
Leve o leite de volta ao fogo e, quando ferver, despeje, aos poucos, sobre a mistura de gemas, mexendo sem parar. Não esqueça de passar pelo coador fino enquanto despeja. Quando a mistura de gemas estiver totalmente dissolvida, volte ao fogo e mexa vigorosamente para evitar a formação de grumos.
Quando começar a ferver, cozinhe por mais 2 minutos, para eliminar o sabor da farinha e da maisena. Despeje imediatamente num recipiente de aço inoxidável, plástico ou vidro e comece o processo de resfriamento. Rende 1,5 kg.
 Para o creme de maracujá caramelizado:
07 gemas; 170 gr de açúcar; 150 gr de polpa de maracujá (também usei um pouco de maguari); 200 ml de leite; 750 ml de creme de leite fresco; açúcar mascavo para caramelizar;

Preparo:
Bata, no liqüidificador, o maracujá com o leite. Passe por uma peneira fina. Bata as gemas com o açúcar e acrescente o maracujá. Ferva o creme de leite e junte as gemas, mexendo até obter uma mistura homogênea. Leve ao fogo, em banho-maria, e cozinhe até engrossar (demora um pouco). Coloque nas tigelas e reserve na geladeira.

Monte com uma fatia de massa folhada por baixo, uma camada de creme di pastisserie, outra de massa folha, o creme de maracujá, outra de massa folha e polvilhe com açúcar de confeiteiro na hora de servir.
 
O vinho é um sul africano, veja a primeira foto do post. Avondale - Muscat Reserve.
Coloração amarela dourada, com aromas doces de mel. Cheio na boca, tive até que resfriar um pouco mais, devido ao alcool (é um vinho fortificado), mas depois que atingiu a temperatura certa ficou muito bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário