Ola

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Torta mousse de cupuaçu.


     Torta mousse de cupuaçu

Por: Chef Terezinha Baldassin
Confira todos os posts dessa colaboradora na seção:
 “Doces e Afins”


Para esta Páscoa, sugiro que preparemos esta deliciosa torta mousse de cupuaçu, fugindo um pouco do chocolate, que pode perfeitamente ficar por conta dos ovos, mesmo porque, esse sabor meio azedinho e tão especial do cupuaçu, vai combinar perfeitamente com eles. 
Pão de ló
2 ovos (100 gr)
75 gr. De açúcar
75 gr. De farinha de trigo
50 ml de água
10 ml de óleo
colher (chá) de fermento (4 gr.)
1 pitada de sal
Bater os ovos com o açúcar até ficar um creme bem fofo (10 min.), diminuir a velocidade da batedeira e juntar o óleo e a água fervendo, bater mais um pouco, retirar da batedeira e misturar delicadamente a farinha, por último ofermento.
Untar uma forma aro 24 cm, com fundo falso, com óleo e papel manteiga, também untado, somente o fundo da forma, colocar o pão de ló e assar por aproximadamente 15 min. Em forno a 180ºC, ou até o palito sair seco, deixar esfriar
Recheio
300 gr. De polpa de cupuaçu
200 gr. De leite condensado
50 gr. De açúcar
350 gr. Creme de leite fresco
6 gr. De gelatina s/sabor
25 ml de água
30 gr de  claras
Cobertura
45 gr de  claras
135 gr. de  açúcar
Preparo:
Recheio
1 – Cozinhar a polpa de cupuaçu com o açúcar até que engrosse, mas ainda continue branquinha, deixar esfriar. (quando estiver fervendo e ainda líquida, reserve mais ou menos 50 ml, para umedecer o bolo, na montagem).
2- Misturar a polpa cozida com o leite condensado, 100 gr. de creme de leite e a gelatina dissolvida na água. Bater as claras em neve juntar o açúcar, continuar batendo até que formem picos firmes, bater o creme de leite fresco em ponto de chantilly.
3- Misturar as claras e o chantilly ao creme de cupuaçu, delicadamente.
4-Forrar a lateral de uma forma de aro de 24 cm de diâmetro, com fundo falso, com uma cinta de acetato untada com óleo, colocar a massa do pão de ló *, no fundo, umedecer com a calda reservada, derramar o recheio de cupuaçu, alisar bem a superfície e levar para gelar.
Cobertura marshimellow
Fazer uma calda quase em ponto de fio com o açúcar umedecido. Bater as claras em neve firme, derramar a calda quente em fio sobre as claras, sem parar de bater; continuar batendo por mais uns 5 minutos, até que esteja bem firme, coloque no saco de confeitar com bico pitanga e decore a torta. Gratinar com maçarico.
*para que a torta fique mais bonita, diminua em 0,5 cm o tamanho do pão de ló, assim a mousse de cupuaçu vai chegar até embaixo, “escondendo “ o bolo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário