Ola

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Receita Bavaroise de chocolate.


Bavaroise de Chocolate



 Podemos definir a bavaroise (lê-se bavarroá) como “torta-mousse”, é de origem francesa e sua criação vem lá do começo do século XIX, das mãos do rei dos chef’s, Antonin Carême.
Apesar do nome pomposo, a execução desta preparação não tem muitos segredos.  A textura fica leve e com a mesma receita você pode fazer variar os sabores, como coco, chocolate branco ou frutas. Então faça já a lista de compras e mãos à obra!
Ingredientes:
  • 1/2 receita de pão de ló para a base (ou qualquer retalho de bolo)
  • 05 gr de gelatina em pó incolor
  • 80 gr de gemas (em média 04 gemas)
  • 100 gr de açúcar refinado peneirado
  • 200 ml de leite integral (gelado ou em temperatura ambiente)
  • 200 gr de chocolate meio amargo derretido (banho-maria ou microondas)
  • 200 gr de chantilly
  • aro de metal de 20 cm (tem no Sapatinho, Brustolin e Nutrigel)
Antes de iniciar o preparo, uma observação: para a base da torta, você pode usar pão-de-ló umedecido com uma calda, pois tende a ser um bolo seco. Também pode usar aquele bolo que você comprou no mercado e ninguém mais quer, assim evita desperdício. Ou ainda, usar uma base feita com bolacha maizena e manteiga. Eu já fiz com “sobra” de brownie, de pão de ló e de bolinho inglês de mercado. Todos ficaram igualmente saborosos.
Modo de preparo: em uma tigela (que possa ser colocada em banho-maria), adicione as gemas e o açúcar, e misture com um fouet (ou batedor) até dobrar o volume. Essa mistura vai ficar num tom amarelo bem claro. Em seguida, leve ao banho-maria e adicione o leite. Aqueça em fogo baixo, mexendo sempre até engrossar este creme. Esta operação vai demorar uns 15 minutos ou mais, dependendo da chama do seu fogão. Hidrate a gelatina em pó de acordo com as instruções do rótulo. Se for gelatina em folha, o processo é diferente da em pó. Coloque a gelatina ainda no creme quente e incorpore bem. Em seguida, misture ao creme, o chocolate já derretido. Enquanto o creme esfria, faça a base da torta. Coloque o aro de metal no centro de uma forma redonda e forre o fundo com a base escolhida. Aperte bem para não deixar buracos, para que o creme não escorra por baixo. A base não precisa ser grossa, pois ninguém gosta de comer “massa”, não é mesmo? Depois disso, bata o chantilly e incorpore ao creme, que deve estar frio. Coloque para gelar no freezer ou na geladeira, por no mínimo 04 horas. Para decorar, use sua criatividade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário